Projeto “Cena, Som & Fúria” no Teatro Gregório de Mattos

Teatro musical, música experimental e dança contemporânea compõem a programação. Foto: Divulgação
Teatro musical, música experimental e dança contemporânea compõem a programação. Foto: Divulgação

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

O Teatro Gregório de Mattos será ocupado neste segundo semestre, de julho a outubro, com o “Cena, Som & Fúria”, plataforma artística de ações integradas que relacionam música e artes performativas na cidade de Salvador, realizada pelo Dimenti Produções Culturais. A programação abarca teatro musical, arte sonora, música experimental e dança contemporânea por meio de diversas atividades como oficinas, shows musicais e espetáculos locais, nacionais e internacionais.

A abertura desta primeira etapa será com o show “Trilhas Baianas”. Três compositores de produção ativa na cena teatral baiana (Jarbas Bittencourt, João Milet Meirelles, e Luciano Salvador Bahia) se uniram para montar o show inédito, que será apresentado no próximo dia 15 de julho, a partir das 20h, na Sala Tabaris. Na apresentação, os criativos músicos revisitam trilhas sonoras e canções criadas especialmente para espetáculos de teatro e dança da Bahia. O repertório ressalta a grande vocação da cena local em articular dramaturgia e música. Diferentes pensamentos sonoros revelam a polifonia da cena baiana que transborda entre áfricas, buzinas, sertões, sonhos, pixels e outras veredas digitais.

Teatro musical, música experimental e dança contemporânea compõem a programação. Foto: Divulgação
Teatro musical, música experimental e dança contemporânea compõem a programação. Foto: Divulgação

Além dos compositores se revezando entre voz e instrumentos, haverá ainda a participação especial da atriz e cantora Lia Lordelo e do cantor e compositor baiano Ronei Jorge. Trilhas de espetáculos teatrais, como “Jango: uma tragedya” (direção de Marcio Meirelles), composta por João Milet Meirelles, “Camila e o Espelho” (direção de Jorge Alencar), de Luciano Bahia, e “EXU, a Boca do Universo” (direção de Fernanda Júlia), de Jarbas Bittencourt, estarão no show, além das composições para dança como “Nó” (direção de Giltanei Amorim e Olga Lamas) e “Ouriço” (direção Leonardo França), ambas feitas por João Milet Meirelles.

Seguindo a programação, chega o “Teletema – Trilhas, Trailers & Teasers”, em cartaz de 17 de julho a 2 de agosto, sempre as sextas, sábados e domingos, às 19h. Os atores Beto Mettig, Bubba de Campos, Fernando Marinho e Jarbas Oliver ficam diante de um piano para encarar essa ideia: uma viagem por sucessos que fazem parte da memória musical de cada um de nós, intercalada por doses generosas de comédia e surpresas. Um musical que se transforma em uma caixa de memórias com dezenas de canções que fazem parte da história do cinema, do teatro e da TV, no Brasil e no mundo. Trata-se de um sarau que é uma peça de teatro, no qual o público é convidado a recordar músicas inesquecíveis de suas lembranças mais queridas.

 

Serviço

Cena, Som & Fúria

15/07, às 20h: “Trilhas Baianas”, com Jarbas Bittencourt, João Milet Meirelles, Luciano Salvador Bahia e convidados

17/07 a 02/08 (sex, sáb e dom), às 19h: “Teletema – Trilhas, Trailers & Teasers”, com Beto Mettig, Bubba de Campos, Fernando Marinho e Jarbas Oliver

Onde: Sala Tabaris, Teatro Gregório de Matos – Praça Castro Alves, atrás do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

Quanto: R$30 (inteira) e R$15 (meia)