Prova de vida do INSS vai ser obrigatória em junho

BPC-INSS-pente-fino-1-750x583

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão ter que fazer a prova de vida para não ter o benefício cortado, a partir de amanhã (1). Em todo Brasil, segundo o instituto, 11 milhões de pessoas seguem pendentes de comprovação. É possível fazer a comprovação pelo caixa eletrônico, pelo aplicativo MeuGov.br, na sede do INSS mais próxima, ou na agência por onde o pagamento é efetuado.

Aposentados e pensionistas que deixaram de fazer a comprovação de vida antes de março de 2020 estão na lista do instituto. Eles serão os primeiros a ter o benefício bloqueado se não regularizarem o cadastro. Os segurados que foram chamados para fazer a comprovação digital por reconhecimento facial (biometria) e não compareceram também terão o pagamento suspenso.

A prova de vida digital não está disponível para todos os segurados, somente para aqueles escolhidos pelo próprio instituto. Logo, os segurados aptos a realizar o procedimento on-line serão informados via SMS no celular, ou ainda por e-mail, ou aplicativo Meu INSS.

O INSS alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41 – qualquer outra mensagem referente a prova de vida de outro número deve ser desconsiderada. Em caso de dúvidas, o beneficiário pode ligar para o número 135 (telefone oficial do INSS). A prova de vida é realizada apenas no banco onde é pago o benefício ao segurado.

O segurado que tiver dificuldade de locomoção pode ligar para a Central Telefônica 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. Também é possível cadastrar uma pessoa como procuradora para realizar o exame – isso é possível somente para aqueles com dificuldade de locomoção.

Outras Notícias