Queda de energia afeta cidades em 13 estados do Norte e do Nordeste

O apagão também atingiu Feira de Santana  segunda maior cidade da Bahia.
O apagão também atingiu Feira de Santana segunda maior cidade da Bahia.
O apagão também atingiu Feira de Santana segunda maior cidade da Bahia.

Os 13 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentam queda de energia nesta quarta-feira (21): Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

As Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por sua vez, informam que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste.

No Rio Grande do Norte, todos os 167 munícipios foram afetados, segundo a companhia de energia local.

O apagão também atinge todo o território da Paraíba, de acordo com a concessionária Energisa, e todo o estado do Maranhão, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

A queda de energia também afeta todos os municípios de Pernambuco,do Ceará e de Sergipe.

Na Bahia, o apagão atinge Salvador e os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, na região metropolitana, além de Feira de Santana.

No Tocantins, a queda de energia atinge Palmas e outras cidades. No Piauí, o desabastecimento afesta a capital Teresina.

No Amazonas, o problema afeta Manaus e Manacapuru, na região metropolitana.

As informações são do G1

Outras Notícias