Rastreamento do Câncer de Mama chega a São José do Jacuípe e Várzea Nova

Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres em Lauro de Freitas (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres em Lauro de Freitas (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama vai atender à população feminina, a partir desta segunda-feira (7), de José do Jacuípe e Várzea Nova, na região centro norte do estado, disponibilizando mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. A meta é levar o benefício para mais de mil mulheres, nos dois municípios, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Em São José do Jacuípe, a unidade itinerante estará estacionada na Travessa Ariel Vilaronga, no Centro de Saúde Sede 1, de segunda-feira a sábado (7 a 11). Em Várzea Nova, a unidade atenderá na Rua Antero da Rocha S/N, na Praça da Câmara de Vereadores, de segunda a domingo (7 a 12). Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento acontece das 7 às 18h.

O diferencial no atendimento realizado nas unidades móveis é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, oferecendo exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando a integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Outras Notícias