Rastreamento do Câncer de Mama chega ao município de Banzaê

Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres em Lauro de Freitas (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres em Lauro de Freitas (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega a Banzaê, na região nordeste do estado, nesta segunda-feira (24). No município, 653 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizar o exame de mamografia, que tem por finalidade descobrir precocemente o câncer de mama. Para ser atendida, é preciso apresentar um documento de identidade, cartão do SUS e um comprovante de endereço.

Com este programa, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) quer chegar a todos os municípios para atender às mulheres que precisam desse tipo de exame. Somente este ano, já foram feitas mais de 30 mil exames de mamografia. Em Banzaê, a unidade móvel ficará estacionada na Avenida Emancipação S/N, no Centro da cidade, até o dia 31. O atendimento é realizado das 7h às 18h.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Outras Notícias