Rodrigo Maia dá como irreversível queda de Michel Temer

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Foto:  brasil247.com.
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Foto: brasil247.com.
Maia encerrou o fim de semana com uma reunião em sua residência oficial em que serviu pizza e sopa e estava cercado de parlamentares da base aliada ao governo. (Foto: Luis Macedo)

Primeiro na linha de sucessão da Presidência da República, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, dá como certa a queda de Michel Temer (PMDB-SP). Reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta terça-feira (11) informa sobre o diagnóstico de Maia: a saída de Temer do cargo é irreversível e irremediável; o presidente pode sobreviver à votação, no plenário da Câmara, sobre a denúncia de corrupção, mas sucumbirá a uma segunda acusação, a ser feita em breve pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Antes do relatório do deputado Sérgio Zveiter, da Comissão de Contituição e Justiça da Câmara, que concluiu que há indícios “sérios” de crime de corrupção por parte de Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) já havia dito a diversos interlocutores um cenário em que trata a queda do presidente como irremediável.

Segundo o jornal, Maia encerrou o fim de semana com uma reunião em sua residência oficial em que serviu pizza e sopa e estava cercado de parlamentares da base aliada ao governo. Um dos deputados que estavam no encontro contou que, em tom sóbrio, Maia reproduziu a alguns dos presentes o diagnóstico que disse ter feito, horas antes, ao próprio Temer, no Palácio do Jaburu.

A avaliação de Maia é que o resultado da primeira votação influenciará diretamente a segunda, visto que os deputados da base se desgastariam uma vez em defesa de Temer, mas numa outra ocasião ficaria “mais difícil”. Ainda de acordo com a Folha, Maia também se queixou de ministros e aliados do presidente, que vêm questionando sua lealdade diante de relatos de que tem se reunido com políticos que articulam um cenário pós-Temer.

Outras Notícias