O 2 de Julho começa na Lapinha

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

O hasteamento das bandeiras nacional, estadual, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) abriu os festejos pelos 192 anos das lutas pela Independência do Brasil na Bahia, nesta quinta-feira (2), na capital baiana. Hastearam a bandeira o governador da Bahia, Rui Costa, o prefeito de Salvador, ACM Neto e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo.

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

“É a data que simboliza a raça, a determinação, a coragem, o desejo de liberdade do povo baiano, e aqui se materializou a Independência do Brasil, não só da Bahia. Espero que não muito longe haja um reconhecimento nacional dessa data”, disse Rui Costa. Em seguida, ele acompanha o cortejo dos carros com as imagens do Caboclo e da Cabocla até o Pelourinho.

Neste ano, com o tema ‘Guerreiras da Independência’, o tradicional desfile homenageia as heroínas Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa e todas as mulheres que lutaram pela liberdade do País. À tarde, o governador será condecorado pela Marinha com a medalha do Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval. A solenidade está marcada para 13h30, no 2º Distrito Naval, no Comércio.