Saiba as principais armadilhas de consumo durante o carnaval e com quem reclamar

Foliões lotam os blocos nas ruas do Rio: golpes com cartões de crédito e rouba de celulares estão entre queixas frequentes Foto: GABRIEL MONTEIRO / Gabriel Monteiro
Foliões lotam os blocos nas ruas do Rio: golpes com cartões de crédito e rouba de celulares estão entre queixas frequentes Foto: GABRIEL MONTEIRO / Gabriel Monteiro
Foliões lotam os blocos nas ruas do Rio: golpes com cartões de crédito e rouba de celulares estão entre queixas frequentes Foto: GABRIEL MONTEIRO / Gabriel Monteiro

Já é carnaval. E a prova disso é que de sexta-feira até o fim deste domingo, mais de cem blocos já terão desfilado pelas ruas cariocas. A festa — que deve movimentar, só no Rio, R$ 2,1 bilhões, segundo estimativa da Fecomércio-RJ — pode ser fonte de muita dor de cabeça para os foliões mais desatentos. De golpes com cartões de crédito a cobranças de preços diferentes para turistas ou ingressos falsos para desfiles e camarotes, os Procons alertam para as armadilhas mais usuais nos dias de Momo.

Para tentar deter qualquer abuso, o Procon-RJ vai ter plantão bilíngue durante toda a folia e e-mail específico para problemas relacionados ao carnaval.  Em São Paulo, as queixas podem ser feitas direto pelo aplicativo da autarquia. Na Bahia, tem atendimento por telefone. Em Pernambuco  vai ter equipe de plantão na Praça do Arsenal, bem no centro histórico de Recife. Se tiver problema, o consumidor pode registrar queixa no Procon da cidade em que estiver, no seu local de moradia ou no portal consumidor.gov.br , do Ministério da Justiça. E enquanto espera uma solução voltar para a “pipoca”.

Confira as orientações dos especialistas:

Os Procons recomendam que os consumidores guardem todasprints , folders e folhetos relacionados a hospedagem, seja em estabelecimentos convencionais como hotéis e pousadas ou aluguel por meio de sites especializados ou diretamente com o proprietário. É que caso chegue ao local e ele não corresponda ao que foi contratado, fica mais fácil e rápido agir para busca de uma solução.

Quem optar por aluguel de imóvel deve ainda fazer um contrato com todas as informações sobre data de entrada e saída, características do imóvel, os itens de enxoval incluídos no aluguel entre outros detalhes. Tudo para se resguardar de problemas futuros.

Antes de pegar táxi ou chamar transporte por aplicativo, Filipe Vieira, do Procon-BA orienta que o consumidor confira no GPS a melhor rota. Registrar a placa do carro e os dados do motorista também é recomendável. Os valores devem ser cobrados de acordo com o taxímetro ou a previsão do aplicativo.

A cobrança de taxa para acompanhante levar o passageiro à área de embarque é ilegal, alerta Soraia Panella, do Procon-RJ. Ela recomenda redobrar atenção com a bagagem devido o aumento de furto nessa época. Nos aeroportos, atrasos ou cancelamentos devem ser informados. Caso o passageiro já esteja no aeroporto, as empresas devem fornecer assistência que vão de facilidade de comunicação e refeição, até hospedagem e translado. Queixas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) podem ser feitas pelo telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas por dia, ou pelo site da Anac. Problemas com ônibus podem ser relatados à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) pelo telefone 166 ou pelo e-mail ([email protected]).

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) emitiu um alerta para o golpe que consiste na troca do cartão de crédito, que tem causado dor de cabeça a foliões nos blocos de carnaval. A recomendação é redobrar a atenção na hora que vai digitar a senha do cartão na maquininha, pois o vendedor se aproveita de um momento de distração, faz o consumidor inserir a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Em seguida, troca o cartão por um similar. A troca só é percebida tempo depois, quando o estrago já foi feito. Outro golpe comum é da dupla cobrança, o vendedor alega erro na operação e distraído o consumidor paga duas vezes a compra. A Febraban recomenda que sempre se confira o recibo para ter certeza que a cobrança não foi realizada. A recomendação é que o consumidor se cadastre para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, o que reduz risco de fraude.Em caso de perda ou roubo do cartão comunique imediatamente ao emissor. Os serviços dos bancos funciona ininterruptamente.

 

 

Roubo ou perda do celular

Bloqueio deve ser feito imediatamente, mas registro na Polícia também é fundamental. A primeira recomendação é comunicar imediatamente a operadora para o bloqueio do celular e o número seja incluído no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi) que impossibilita o uso.Além disso, Soraia, do Procon-RJ, recomenda fazer o Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia, além de ser fundamental, por exemplo, para quem tem seguro receber a indenização, a informação também ajuda a determinar as áreas de  policiamento.

Bares e restaurantes

Cobrança de multa por perda da comanda é ilegal, diz Procon. Não pode haver diferenciação de preços para locais e turistas. A forma de pagamento deve estar clara no cardápio. O local pode exigir pagamento só em dinheiro, é legal, mas a informação deve ser ostensiva. Cobrança de multa por perda de comanda, por sua vez, é ilegal. Guilherme Farid, do Procon-SP, diz que o controle do consumo é obrigação do estabelecimento comercial. Também é vedada a cobrança de valor mínimo para uso do cartão de crédito.

Banheiros

É proibida a cobrança para uso de banheiros químicos instalados pelo poder público. É proibida a cobrança pelo uso de banheiros químicos instalados nas ruas pelo poder público. No entanto, os especialistas não recriminam a cobrança de taxa pelo o uso do toilette por quem não está consumindo no local.

Dicas da Vigilância Sanitária

Evitar sanduíches com maionese e frios é uma das recomendações. A Vigilância Sanitária Municipal que tem colocado o bloco na rua durante esse pré-carnaval e também estará na Sapucaí, recomenda que se dê  preferência a produtos industrializados ao comer na rua. Deve-se evitar o consumo de alimentos como tapioca, sanduíches e outros produtos, contendo maionese, queijo, presunto, se não estiverem armazenados sob refrigeração. Jamais utilize molhos prontos “caseiros”. Exija molhos e temperos em sache. É recomendado observar a higiene do local e das pessoas que estão lidando com o produto e como estão acondicionados alimentos quentes.

Onde reclamar

Procons terão plantão para atendimento durante os dias de carnaval.

Em Salvador, pode-se baixar o aplicativo do Procon Bahia (Procon BA mobile) ou enviar denuncia pelo [email protected].

Em Recife , o Procon Pernambuco equipes estarão durante todo os dias de Momo na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, das 16h às 22h, para orientar consumidores e coibir práticas abusivas.

No Rio, entre sexta-feira e Quarta-feira de Cinzas, o Procon-RJ vai ter uma equipe no Sambódromo, das 19h às 2h. As reclamações específicas sobre a festa devem ser enviadas pelo e-mail [email protected] ou feitas pelo telefone celular que estará à disposição dos foliões, das 8h às 18h. Confira os números para reclamações:  na sexta-feira o celular que atenderá o plantão é o 99328-0905; no sábado, 99348-4164; no domingo, 99346-7464; na segunda, 99366-1042; na terça-feira, 99340-3778; na quarta-feira, 99361-3590; e no sábado, dia 9,  99328-0905. O Procon Carioca também estará de plantão na Sapucai e atenderá as demandas pelo telefone 1746, twitter e redes sociais do órgão.

Em São Paulo, os postos do Procon-SP nos Poupa Tempo funcionam sábado e quarta-feira. Durante o carnaval não terá plantão, mas as reclamações podem ser enviadas pelo aplicativo da autarquia.

Fonte: O Globo

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