Salvador inicia processo de georreferenciamento de árvores

Um aplicativo GPS marca o ponto de localização da muda plantada. Com isso, é feita a fotografia e catalogação da espécie (Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS)
Um aplicativo GPS marca o ponto de localização da muda plantada. Com isso, é feita a fotografia e catalogação da espécie (Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS)

Quem passa pela Avenida ACM já nota algo de diferente na paisagem. Por intermédio de uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), 30 novas mudas – sendo 20 ipês rosas e 10 roxos – foram plantadas no local esta semana. Além da continuidade do projeto de plantio de árvores nativas da Mata Atlântica na avenida, a iniciativa conta também com uma novidade: o georreferenciamento das espécies.

Gerenciada pela própria Secis, a tecnologia prevista no Plano Diretor de Arborização Urbana (Lei 9187/2017) está em fase de testes. O pontapé foi dado na última sexta-feira (28), durante o plantio de árvores frutíferas na Praça Guaratuba, em Stella Maris. A ação funciona da seguinte maneira: após o plantio, por um aplicativo GPS, é marcado o ponto de localização da muda plantada. Com isso, é feita a fotografia e catalogação da espécie, que envolve a data do plantio, endereço e nome da pessoa que plantou. Os dados são cadastrados na internet.

O cidadão também é envolvido pela Secis neste processo. Pelo site, as pessoas podem fazer a busca por árvore e saber a localização delas; obter orientações sobre como participar do plantio e enviar mensagem. Também podem fazer o georreferenciamento das próprias árvores, sendo necessário apenas enviar fotos e a localização do vegetal para a secretaria prosseguir com a catalogação.

As informações podem ser enviadas pelo WhatsApp, para o número (71) 98549-8453. A ação já foi testada em Stella Maris, onde foram plantados o “Jambeiro da Raiza e da Aline”, o “Cajueiro da Maíra”, a “Pitangueira do Lucas” e diversas outras – todas fotografadas, localizadas e catalogadas no site.

Avanço – A intenção da Secis é de que, somente na Avenida ACM, sejam plantadas 110 mudas de espécies da Mata Atlântica no trecho entre o Parque da Cidade e o posto Namorados. Do total, já estão disponibilizadas no local 71 mudas de ipê, oiti e pau-brasil. Desde 2013, mais de 50 mil espécies foram plantadas na cidade pela Prefeitura. A medida contribui para o aumento da arborização na cidade.

Outras Notícias