Salvador recebe título de Cidade da Música pela Unesco

Levi Lima, da banda Jammil. Foto: Filipe Rodrigues/Divulgação.

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Levi Lima, da banda Jammil. Foto: Filipe Rodrigues/Divulgação.
Levi Lima, da banda Jammil. Foto: Filipe Rodrigues/Divulgação.

O município de Salvador foi agraciado, nesta sexta-feira (11), com o título de “Cidade da Música”, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A iniciativa faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que busca promover a cooperação internacional entre cidades para desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e aumento da influência da cultura no mundo.

A música é uma das sete áreas temáticas da Rede, além de artesanato e artes folclóricas, design, filme, gastronomia, literatura e artes midiáticas. Salvador é o primeiro município brasileiro a ser contemplado com o título de “Cidade da Música” e a terceira cidade no país a fazer parte da rede. Curitiba e Florianópolis integram desde o ano passado, por reconhecimento aos campos do design e gastronomia, respectivamente.

“Agora, a poucos dias do Réveillon e do Carnaval, eventos essencialmente musicais, nada melhor do que sermos contemplados com o título por uma entidade tão importante como a Unesco”, disse em nota o prefeito ACM Neto. “Os cantores, instrumentistas, compositores e todos que estão envolvidos com a música merecem este título porque levam a nossa história e cultura para o mundo”, completou. A expectativa da prefeitura é de que o título possibilite uma atração maior de investimentos no segmento da economia criativa e aqueça o turismo, uma vez que cidades criativas seriam consideradas destinos turísticos mais competitivos.

Do G1.