A Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana celebra nesta segunda-feira (25) seus 165 anos de história e dedicação à saúde não apenas de Feira de Santana, mas de toda a região. Aconteceu na Capela Nossa Senhora da Piedade uma missa em ação de graças, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni, e contou também com a presença do deputado federal José Neto, do deputado estadual Binho Galinha, do cantor feirense Thiago Aquino, do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, além do vereador Zé Curiuca e outras autoridades.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Rodrigo Matos, falou sobre o Hospital Banho de Oncologia (HBO), que representa um marco significativo em nossa jornada. “Prevemos iniciar a construção após a conclusão das etapas de arrecadação de recursos e obtenção de autorizações necessárias. Estamos comprometidos em tornar este projeto uma realidade tangível dentro de um prazo realista, visando melhorias concretas na vida dos pacientes”.
Além disso, ele também ressaltou que a profissionalização da governança e a implementação de um sistema de compliance robusto têm sido fundamentais para gerar credibilidade e atrair recursos para iniciativas importantes como o HBO. “Acreditamos que isso é parte de nossa função social como instituição filantrópica: oferecer serviços de qualidade, com acolhimento e humanização”.
Com o anúncio do HBO, a Santa Casa de Misericórdia passará a gerir dois hospitais, refletindo nosso compromisso contínuo em servir à comunidade e expandir nossa capacidade de impacto positivo na saúde pública.
O ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou ter uma satisfação enorme, uma emoção imensa em participar dessa missa. “Trouxe muitas lembranças e foi realmente muito bonita, uma cerimônia que tocou a todos. Quero destacar a competência do doutor Rodrigo, um jovem extremamente competente. E é curioso, hoje é aniversário da Santa Casa, mas também é o aniversário dele, que nasceu exatamente aqui neste hospital. É uma coincidência belíssima”.
O cantor feirense Thiago Aquino também esteve presente na missa e contou que nasceu na Santa Casa: “Nasci aqui no Dom Pedro, tem 28 anos que eu vim aqui e hoje voltar e ver essa reforma linda ficou maravilhoso. Parabenizar toda a galera da equipe que fez tudo isso acontecer”.
Com informações: Elias Lúcio
Por: Mayara Silva