Saúde alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

O câncer de mama continua sendo a principal causa morte por neoplasia entre a população feminina em idade fértil em Salvador e a forma mais eficaz de descobrir e prevenir a doença é através da realização do exame. Porém, das 13 mil vagas disponibilizadas por mês pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de exames gratuitos de mamografia, apenas 44% são preenchidas.

“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou a coordenadora da Saúde da Mulher do município, Julita Pontes, explicando ainda que para ter acesso ao procedimento basta que as interessadas procurem uma das 117 unidades básicas da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o Cartão SUS.

Dados – As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no município – cerca de 120 óbitos anualmente – por conta do diagnóstico tardio, geralmente quando a doença está em estado avançado. Em 2015, as unidades hospitalares soteropolitanas registraram 311 internamentos em decorrência do tratamento da enfermidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que somente este ano, sejam detectados cerca de mil novos casos da patologia na capital baiana.

Outubro Rosa – Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde reforça as atividades com a participação efetiva dos profissionais nos 12 distritos sanitários, através da intensificação da realização de mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce. As ações fazem parte do Outubro Rosa, estratégia em prol da luta contra o câncer realizada em todo o mundo.