Seca deixa quinze municípios em estado de emergência

Mais de 140 cidades baianas decretaram situação de emergência devido à seca. Foto: Thinkstock
Mais de 140 cidades baianas decretaram situação de emergência devido à seca. Foto: Thinkstock
Mais de 140 cidades baianas decretaram situação de emergência devido à seca. Foto: Thinkstock
                         Mais de 140 cidades baianas decretaram situação de emergência devido à seca. Foto: Thinkstock.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, reconheceu situação de emergência para 15 cidades baianas atingidas pela seca. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12).

Formam a lista Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Cocos, Curaçá, Glória, Juazeiro, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Remanso, Rodelas, Sento Sé, Sobradinho, Uauá e Wanderley. O valor que será recebido pelos municípios para o enfrentamento da seca não foi divulgado.

Estiagem na Bahia

Mais de 140 cidades baianas decretaram situação de emergência devido à seca. Conforme levantamento feito pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec-Ba), até o dia 5 de novembro, 147 municípios informaram que sofrem com estiagem na Bahia. Destes, 143 já tinham seus decretos homologados pelo estado e outros 118 já tiveram suas situações reconhecidas pelo governo federal.

Ou seja: um terço das 417 cidades baianas pediram ajuda ao estado e ao governo federal por conta da seca. Isso significa que mais de 1,8 milhão de pessoas sofrem com a falta d’água na Bahia neste momento. É o mesmo número de pessoas que foi atingida pela estiagem ao longo de todo o ano de 2014.

Enquanto a chuva não vem, os gestores públicos tentam socorrer a população com carros-pipa, poços artesianos e maquinário, como bombas, motores a diesel, filtros de pressão e tubos de PVC. A chuva, conforme especialistas, só deve chegar em meados de novembro.

Com informações do Correio 24 Horas

Outras Notícias