Secretaria de Saúde de Riachão do Jacuípe vai acompanhar gestante que foi vacinada com a Astrazeneca

imagem_0308211628005373

A Secretaria de Saúde do município de Riachão do Jacuípe informa que  houve um erro de administração da segunda dose da vacina contra Covid-19 em uma gestante com o imunizante Astrazeneca/FioCruz. Ao identificar o erro, a gestante foi contactada e será acompanhada até o momento do parto. Esse foi um fato isolado dentro de um universo de mais de 25% da população vacinada com a segunda dose.

A gestante foi vacinada com a Astrazeneca na primeira dose, quando ainda não havia orientação sobre a não utilização do imunizante em gestantes e puérperas. Há, hoje, uma recomendação que a segunda dose, de quem tomou Astrazeneca, seja substituída pelo imunizante da Pfizer ou Coronavac.

A Secretaria de Saúde fará o acompanhamento continuo da gestante, inclusive com um profissional da área de obstetrícia, para identificar qualquer possível evento diferente relacionado a efeitos da vacina.

Para evitar outros erros, a Secretaria de Saúde mudou a logística da vacinação em segunda dose. Agora, todos devem se dirigir a Secretaria de Saúde para receberem a dose, em horário comercial.

Ascom – Prefeitura de Riachão do Jacuípe

Outras Notícias