Secretaria realiza pré-matrícula para estudantes com necessidades especiais

A rede estadual de ensino tem aproximadamente oito mil estudantes com necessidades especiais (Foto: Ascom/Educação)
A rede estadual de ensino tem aproximadamente oito mil estudantes com necessidades especiais (Foto: Ascom/Educação)
A rede estadual de ensino tem aproximadamente oito mil estudantes com necessidades especiais (Foto: Ascom/Educação)

A pré-matrícula para os estudantes da Educação Inclusiva, na rede estadual de ensino, começou nesta segunda-feira (13) e prossegue na terça (14). O processo é direcionado a estudantes com necessidade educacional especial (com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, ou altas habilidades/superdotação), com ou sem diagnóstico comprovado, que não concluíram o ano letivo 2017 em uma unidade escolar e tenha interesse em ingressar ou regressar à rede estadual de ensino em 2018. O processo acontece, exclusivamente por meio do endereço eletrônico.

No site, os pais ou responsáveis preenchem uma ficha simples, informando o tipo de deficiência que o estudante possui, se apresenta transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Para confirmar a matrícula, os pais e responsáveis deverão entregar a documentação (original do histórico escolar, original e cópia da carteira de identidade ou certidão de registro civil e original e cópia, com data recente, do comprovante de residência) na unidade escolar que for indicada no cadastro pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE), nos dias 25, 26 e 29 de janeiro de 2018.

A rede estadual tem aproximadamente oito mil estudantes com necessidades especiais, mas esse número, provavelmente, é ainda maior. “Isto porque muitas famílias evitam declarar que seus filhos têm deficiência pelo medo da rejeição. Então, a matrícula antecipada é um meio também de dizer para os pais – queremos conhecer o seu filho, não tenha medo de se aproximar, a gente quer planejar a escola para melhor atende-lo”, enfatiza Patrícia.

Renovação

A renovação da matrícula para os estudantes que estão matriculados e com frequência regular nas escolas da rede estadual de ensino prossegue até o dia 30 deste mês. Além de ser realizado por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), o estudante também pode fazer a renovação diretamente na unidade escolar onde está concluindo o ano letivo de 2017.

As informações são da Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Outras Notícias