Na manhã da última terça-feira (14), em Feira de Santana, durante uma palestra do professor Humberto Barbosa sobre a desertificação no nordeste brasileiro, o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Feira de Santana, Alexandre Monteiro, expressou preocupação com a zona rural do município. Ele destacou que os distritos são mais vulneráveis às mudanças climáticas, à vegetação, à pluviometria e ao empobrecimento do solo.
“Os estudos apresentados pelo professor, um dos maiores especialistas nessa área no Brasil e no mundo, mostram que o processo de desertificação está se aproximando de Feira de Santana, atingindo inclusive alguns distritos da nossa cidade. É essencial que as autoridades tomem conhecimento disso e busquem medidas mitigadoras para ajudar as pessoas da zona rural a conviverem com esse processo”, afirmou Monteiro.
Monteiro destacou que a palestra reforça um projeto da secretaria, iniciado há pouco mais de quatro meses, que envolve um grande estudo hidrogeológico em Feira de Santana. “Nosso objetivo é encontrar água doce e potável para que essas comunidades possam sobreviver sem depender da operação PIPA, que é uma forma de escravização da população. Com água de qualidade disponível no subsolo, podemos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, concluiu o secretário.
Com informações: Elias Lúcio
Por: Mayara Silva