Sesab realiza inspeção em três maternidades

Sesab]

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Sesab]
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Investir na formação de novas enfermeiras obstetras e requalificar o quadro de servidores desta área são exemplos de iniciativas que serão desenvolvidas nos próximos meses pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A decisão é do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, após verificar, neste sábado (15), no Dia da Gestante, as condições de atendimento da população e a estrutura de três maternidades estaduais em Salvador.

“Nacionalmente há uma carência de médicos obstetras e neonatologistas e aqui na Bahia, infelizmente, não é diferente, seja na rede pública ou particular. No entanto, além de estimular a abertura de novas residências médicas nestas áreas temos que fortalecer o trabalho de equipes multidisciplinares e a enfermeira obstetra é uma peça-chave”, afirma o secretário Fábio Vilas-Boas.

Acompanhado do ex-presidente da Associação Baiana de Medicina (ABM), o médico obstetra Antônio Carlos Vieira Lopes, do diretor da Rede Própria sob Gestão Direta da Sesab, Jassicon Queiroz, e do assessor de relações institucionais da Sesab, Mateus Simões, o secretário visitou o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), além das maternidades Tsylla Balbino e Albert Sabin.

As inspeções sem comunicação prévia nas unidades de saúde serão uma rotina, podendo ocorrer em qualquer dia da semana e, além de aferir a qualidade do atendimento, visam fiscalizar o cumprimento das escalas dos profissionais e analisar o bom funcionamento dos equipamentos.