Simulado da ONU será realizado com alunos em Salvador

Prefeituras e universidade do estado estão com processos seletivos abertos; há mais de mil vagas disponíveis (Foto: Reprodução)
Prefeituras e universidade do estado estão com processos seletivos abertos; há mais de mil vagas disponíveis (Foto: Reprodução)

Discutir e argumentar sobre questões econômicas e sociais que geram conflitos entre os povos. O Simulado da ONU (Organização das Nações Unidas) será realizado, em Salvador, de 01 a 03/09, no Teatro da Cidade, envolvendo 160 alunos com idades entre 14 e 17 anos do Villa Campus de Educação. Serão quatro fóruns de debates, contemplando o Conselho de Segurança, ONU Mulheres, Direitos Humanos e Organização Mundial de Saúde.

A cerimônia de abertura será realizada em português, inglês e espanhol e contará com a participação da Oficial do Programa do UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas, Ruth Pucheta.

O Simulado da ONU possui uma função pedagógico-cultural e pretende possibilitar aos estudantes das séries envolvidas a simulação de relações de interesses internacionais. “O VILLA ONU tem como objetivo promover a formação integral, o aprimoramento acadêmico e a percepção dos alunos para atuarem de forma crítica e ética nas mais diversas situações, favorecendo a superação de barreiras culturais e a construção da cidadania a partir de uma melhor compreensão da realidade globalizada em que estão inseridos”, revela Cristina Cardoso, coordenadora do Ensino Médio.

Cerca de 130 jovens farão parte dos Fóruns nas funções de delegado, assessor, diretor e secretários acadêmicos ou administrativos. Outros 30 alunos participarão do grupo de imprensa (Primal Times) ou de organização geral.

Cada fórum discutirá temas de interesse global, com alunos assumindo o papel de delegados dos países. No fórum ONU Mulheres, a pauta será a condição feminina no mundo, buscando a criação de um documento norteador de políticas que visam o empoderamento feminino e a eliminação de práticas de violência física e psicológica contra a mulher. Neste fórum, os estudantes reunidos estarão como delegados dos seguintes países: Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes, EUA, França, Iêmen, Índia, Irã, Nigéria, Paquistão, Reino Unido e Zimbábue.

O Fórum ACNUDH – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos vai discutir o tema “A crise humanitária na Europa”. Neste fórum, os alunos envolvidos representam Alemanha, Brasil, EUA, Egito, Espanha, França, Grécia, Iraque, Itália, Jordânia, Líbano, Líbia, Reino Unido, Síria e Turquia.

Serão realizados, ainda, o Fórum da Organização Mundial da Saúde (OMS), com temas relacionados às CISNE’s (Conferências Internacionais sobre Nutrição e Epidemias – Aids e Zika), com a participação da África do Sul, Alemanha, Angola, Agentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Cuba, Equador, EUA, México Nigéria e Venezuela. E o Fórum CSNU – Conselho de Segurança das Nações Unidas, com o tema “Ações para o Oriente Médio e os Direitos Humanitários”. Para discutir essa pauta, estarão envolvidos alunos representando o Afeganistão, Arábia Saudita, Angola, China, EUA, França, Irá, Iraque, Líbia, Nigéria, Paquistão, Reino Unido, Rússia, Síria e Turquia.

Outras Notícias