Sindipetro e outros cinco sindicatos são suspensos na Bahia para apuração de irregularidades

3

Seis sindicatos com sede na Bahia foram suspensos pelo Ministério do Trabalho para a investigação de possíveis irregularidades. A medida vale por 90 dias, podendo ser renovada por mais 90 dias caso haja necessidade. Entre as entidades que tiveram a emissão de certidões sindicais suspensa está o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro). Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21), as certidões deverão ser reanalisadas por uma comissão mista composta por três servidores da Secretaria de Relações do Trabalho.

As demais
Na Bahia, além do Sindipetro, também foram atingidos os seguintes sindicatos: dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado (Sintell-BA); das Empresas de Transporte Rodoviários de Veículos e dos Transportadores Autônomos de Veículos; dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Feira de Santana (Sintraf); dos Pescadores de Sento Sé; e dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Jequié e Região.

Desdobramento
Em todo o Brasil, foram 187 certidões sindicais suspensas para a apuração de possíveis irregularidades. A decisão desta quinta complementa a recente portaria da pasta do Trabalho que suspendeu por 30 dias “todas as análises, publicações de pedidos, publicações de deferimento e cancelamentos de registro sindical”. A medida ocorre após a Operação Registro Espúrio, deflagrada no final de maio pela Polícia Federal, que investiga um esquema fraudulento de registros sindicais no ministério.

Da coluna Satélite, publicada pelo Correio 24 Horas.

Imagem de capa extraída do site Sindipetro BA.

Outras Notícias