SMS diz que paciente com Febre Oropouche não mora em Feira de Santana

Foto: Sesab
Foto: Sesab

Foi divulgado nos veículos de comunicação estaduais e locais que Feira de Santana registrou o primeiro caso da Febre Oropouche, elevando assim para 307 o número de casos confirmados na na Bahia, segundo levantamento feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e divulgado na última sexta-feira (3). Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que nenhum caso de Febre do Oropouche (FO) foi registrado em Feira de Santana até esta segunda-feira (6).

O órgão esclarece que o caso de Febre Oropouche, atribuído ao município, onde a rede CIEVS fez a investigação e foi constatado no CadSUS que a paciente tinha endereço em um bairro de Feira de Santana. Porém, ao entrar em contato com essa paciente, foi apurado que ela não mora em Feira há sete anos, só tem parentes no local.

“A SMS reitera seu compromisso com a saúde pública e a população e irá comunicar ao setor responsável para retificar o dado”.

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya.

Outras Notícias