SP bate novo recorde de mortos por Covid

Foto: Ag. A Tarde
Foto: Ag. A Tarde

O números de mortes pelo coronavírus atingiu 9.522 pessoas no estado de São Paulo nesta terça-feira (9). Nas últimas 24 horas, o número de óbitos novos foi de 334, o maior já registrado desde o início da pandemia. Já o número de casos da doença chegam a 150.138, um aumento de 5.545 infectados, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde.

Os números não significam, necessariamente, que as infecções e mortes aconteceram de um dia para o outro, porque o balanço estadual considera a data em que os diagnósticos foram contabilizados no sistema. Para o secretário da Saúde, José Henrique Germann, apesar do aumento esperado ocorrido nas terças-feiras, ocorreu um aumento de mortes maior que o esperado.

“Nós temos nas terças-feiras um número maior de casos devido a notificação, mas especificamente hoje, mesmo assim, nós tivemos um aumento de 3,5% com relação a média. Então nós continuamos na mesma média de aumento, que é de 3%, 3,5% no número de óbitos. Nós estamos passando por um crescimento de baixa velocidade. É muito duro e difícil falar isso em relação aos óbitos, principalmente pra nós”, declarou.

Os pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são 4.481 e 8.073 em enfermarias de casos confirmados e suspeitos. O total de pacientes recuperados é de 28.787.

A taxa de ocupação das UTIs no estado é de 68,6% e, na Grande São Paulo, de 74,1%. O secretário Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, justificou que apesar da alta de casos, o estado teve uma participação menor no total de contaminados no Brasil.

Outras Notícias