Surdez pode acontecer aos poucos

PERDA AUDITIVA

PAIR – Perda Auditiva Induzida por Ruído acontece quando há exposição frequente a ruídos fortes ou moderadamente alto por um longo período de tempo que, consequentemente, danifica a sua audição. Células e nervos do ouvido interno são desgastados por exposição contínua a sons altos, danificando a sua audição permanentemente.

O ruído prejudica a sua audição dependendo do volume e o tempo que você está exposto ao ruído. O volume de um som (medido em decibéis, ou dB) e do tempo de exposição estão relacionados. Quanto mais alto o som, menor a exposição pode ser antes que ocorram danos. Por exemplo, de 8 horas de exposição a 85 dB de ruído, numa base diária pode começar a danificar as orelhas de uma pessoa ao longo do tempo.

Usando ferramentas de poder (a cerca de 100 dB), ouvindo fones de ouvido estéreo altos (em cerca de 110 dB), assistir a um concerto de rock (a cerca de 120 dB) ou ouvir um tiro (em 140-170 dB) pode danificar a audição de algumas pessoas depois de apenas algumas vezes.

A razão das pessoas não perceberem o perigo de ruído é que a exposição excessiva ao ruído causa poucos sintomas. A perda auditiva é raramente dolorosa. Os sintomas são geralmente vagos sentimentos de pressão nos ouvidos, a fala que parece ser abafada, e um som dezumbido nos ouvidos que você percebe quando está em lugares calmos. Esses sintomas podem desaparecer em minutos, horas ou dias após a exposição ao ruído alto.

O primeiro sinal de uma perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é não ouvir sons agudos, como o canto dos pássaros, não compreender a fala quando está em uma multidão ou uma área com um monte de ruído de fundo.

Os seguintes sinais devem ser uma bandeira vermelha que o barulho em torno de você é muito alto:

-Se você começar a falar mais alto que as pessoas ao redor.

-Se você não consegue entender alguém que está falando com você com menos de 2 metros de distância.

-Se uma pessoa de pé perto de você pode ouvir os sons do seu fone de ouvido.

Fonte: www.biosom.com.br

Foto de capa: www.gaes.pt

 

Outras Notícias