Tribunal comemora 100 anos

TCE
Crédito: Ascom TCE/BA
Crédito: Ascom TCE/BA

Uma das Casas de Controle mais antigas e tradicionais do Brasil, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) comemora, no próximo dia 21, 100 anos de existência, data que será marcada pela realização de uma série de eventos, entre os quais podem ser destacados o II Seminário Internacional de Controle Externo, uma apresentação especial da Orquestra Neojibá, o lançamento de um selo comemorativo e do livro “Uma Breve História do Controle na Visão de um Órgão Centenário”. O presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, observa que a Corte de Contas da Bahia pode se orgulhar de chegar ao seu Centenário atualizada com os avanços no que se refere à fiscalização de contas públicas e preparada para os constantes desafios gerados pela modernização social e política do País.

Comemorações – Um dos destaques das comemorações pelo Centenário do TCE/BA é a realização do II Seminário Internacional de Controle Externo, tendo como tema principal “O Desempenho das Entidades de Fiscalização no Mundo Contemporâneo”. O seminário, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de agosto, no Novotel Hangar Salvador, contará com a participação de importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo de Hubert Weber, ex-presidente do Tribunal de Contas Europeu; Carlos Ayres Brito, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal; ministro Aroldo Cedraz, presidente do Tribunal de Contas da União; Julio Bacioterracino, representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Na noite do dia 21 de agosto, uma série de eventos acontecerá no Teatro Castro Alves, a começar pelo lançamento, pelos Correios, do Selo Comemorativo dos 100 anos do TCE/BA, seguindo-se o lançamento do livro que conta, de forma resumida e ricamente ilustrada, a história dos 100 anos do Tribunal e, por fim, a apresentação/show da Orquestra Juvenil da Bahia – Neojibá.

Devido justamente à grande importância da ocasião, a comemoração pelo Centenário do TCE/BA prosseguirá nos meses seguintes. Em setembro, por exemplo, a Corte de Contas adotará o processamento digital de seus procedimentos (Processo Eletrônico), dando mais uma demonstração de sua capacidade de adaptação aos avanços tecnológicos. Em 7 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional dos Tribunais de Contas, será feita a distribuição da Medalha Jorge Calmon a autoridades nacionais, estaduais e a servidores do Tribunal. Na mesma data será realizado o lançamento da revista em quadrinhos “Você no Controle”, que conta a história do TCE/BA numa linguagem leve e destinada ao público infantojuvenil.

Outras Notícias