Tempo permanece instável no fim de semana na capital, diz Inmet

Ventos fortes são comuns em julho e agosto. Foto: Margarida Neide.
Ventos fortes são comuns em julho e agosto. Foto: Margarida Neide.
                        Ventos fortes são comuns em julho e agosto. Foto: Margarida Neide.

Frio e ventania são marcas desta semana na capital baiana. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ao portal A Tarde, a menor temperatura registrada em Salvador foi de 18,6°, na madrugada de quarta-feira (5), mas em alguns dias a sensação térmica chegou a 16°.

Segundo o instituto, as temperaturas devem subir no final de semana, embora ainda possa chover ao longo dos dias. “Desde o final de semana passado o clima de Salvador está com ventania, frio e chuvas. Os fortes ventos são comuns em julho e agosto”, diz Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.

“Na verdade, o que acontece é que o posicionamento de um sistema de alta pressão favorece a maior intensidade de ventos e, por este motivo, ocorreu a alta intensidade registrada em Salvador esta semana”, explica Valéria. Para sábado (8) e domingo (9) o tempo continuará instável, com previsão de chuva, mas a temperatura deverá variar de 20° a 26°.

Mar

A Marinha, por meio de nota, informou os locais na costa com tempo ruim. Na área marítima entre Caravelas (BA) e Natal (RN), há previsão de mar grosso, com ondas entre 3 e 4,5 metros até às 21h de sábado.

A previsão para este mesmo grande trecho no litoral nordestino é de vento forte, com rajadas de até 61 km por hora. As condições são bastante adversas para a navegação e a Marinha recomenda cautela.

Outras Notícias