Terminais marítimos em Morro de São Paulo ganham reforma

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

A chegada da primavera apresenta sinais de bom tempo para aproveitar as praias. As ilhas que compõem o arquipélago de Cairu, na Costa do Dendê, são destinos bastante procurados por aqueles que desejam descansar, curtir festivais e explorar as belezas naturais. Para que turistas e baianos utilizem o serviço dos atracadouros com segurança, reformas foram contratadas para os terminais de Morro de São Paulo, Gamboa do Morro e Ponta do Curral, por onde passam aproximadamente 37 mil pessoas por mês.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O transporte mais utilizado para chegar às ilhas é o marítimo, através de lanchinhas e catamarãs. Para receber os passageiros, os atracadouros passam por melhorias em estrutura e tecnologia. Os três terminais vão contar, por exemplo, com câmeras de monitoramento. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), autarquia da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), fiscaliza obras em píeres e terminais de passageiros, para assegurar aos usuários do transporte marítimo mais segurança e conforto.

Os flutuantes do terminal de Gamboa do Morro estão em reforma, assim como o deck. A conclusão das intervenções está programada para a primeira quinzena de outubro. A proprietária de uma agência de turismo em Morro de São Paulo, Arlete Argolo, faz parte dos 4.800 moradores da Gamboa que todos os dias utilizam o terminal para ir e voltar ao trabalho.

“Contar com equipamentos reformados melhora a minha vida e a das outras pessoas que vivem na comunidade. Enfrentávamos dificuldades com o terminal. Essa reforma vai beneficiar e muito as pessoas que o utilizam. Teremos mais segurança e rapidez na hora de embarcar”, afirmou a empresária, que também vai poder usufruir das melhorias do terminal marítimo de Ponta do Curral, município pertencente a Valença, que já teve o píer do atracadouro de Bom Jardim reparado.

Ainda em Ponta do Curral foi feita a troca do piso do píer para madeira de lei e os flutuantes em fibra de vidro são características do equipamento. Também serão realizadas obras de ampliação de salão de embarque, praça de alimentação e estacionamento. Já em Morro de São Paulo, por onde passam cerca de 17 mil passageiros por mês, foram recuperadas duas escadas e instalada uma terceira, o que auxilia o embarque e desembarque dos usuários. A requalificação dos pontos de iluminação e a instalação de um novo corrimão também foram realizadas.

O coordenador de terminais da Agerba, Neomilton Nogueira, afirmou que as reformas dos atracadouros da região vão beneficiar moradores de Cairu, Valença e turistas que visitam a região. “É importante manter os atracadouros em funcionamento e com qualidade. Dessa forma mantemos o compromisso de auxiliar a logística nas ilhas”.