Tire dúvidas sobre queimaduras

queimadura

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

Os principais agentes causadores de queimaduras são: líquidos superaquecidos (água, alimentos), substâncias inflamáveis (como álcool, gasolina), corrente elétrica, substâncias químicas (ácidos ou bases), agentes biológicos (água-viva, caravela), e fogos de artifício.

Na queimadura por líquidos aquecidos, esfriar imediatamente a área queimada com água gelada ou água corrente, por até 15 minutos, para neutralizar a ação do calor.

Na queimadura por substância inflamável, apagar a chama com um pano limpo, toalha ou cobertor (de preferência que esteja úmido), e depois esfriar a lesão com água gelada ou corrente.

Na queimadura por substância química, lavar exaustivamente a área afetada com água corrente.

Na queimadura por corrente elétrica, desligar a fonte de energia ou afastar a fonte (por exemplo, fio elétrico) com algo isolante (por exemplo, pedaço de madeira), antes de socorrer a vítima.

Se a queimadura for causada por agentes biológicos, lavar a área com água corrente.

No caso de fogos de artifício, os explosivos podem causar lesões muito graves, atingindo até estruturas ósseas e ligamentares, ou até causando amputações, necessitando avaliação médica com urgência, em hospital.

Se houver hemorragias, levantar o membro para diminuir o sangramento. Em todos os casos, retirar as roupas que possam estar queimadas, proteger a área afetada com um pano limpo e encaminhar o paciente para um serviço de urgência.

Lembrar que em certas situações, em áreas fechadas, pode haver também inalação de gases tóxicos e aquecidos, sendo fundamental tratamento médico imediato para cuidar de uma possível insuficiência respiratória.

Nunca coloque nada sobre a área queimada, como pomadas, cremes, alimentos (leite, manteiga, óleo, clara de ovo, pó de café, etc.) ou qualquer outra substância (creme dental, esfregar cabelos, etc.). Não dê alimentos ou qualquer líquido (mesmo água) até a queimadura ser avaliada por um médico. Não fure as bolhas que eventualmente se formarem.

Fonte: http://www.drkids.com.br/

Foto de capa: www.maisfm.com