Identificado por pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Zika Vírus vem preocupando a população, principalmente, pelo aumento do número de casos. De acordo com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 24.834 casos de Zika foram identificados no estado, até o dia 10 de junho. Os sintomas do vírus, que são semelhantes aos da dengue, geralmente, desaparecem espontaneamente entre 3 a 7 dias.
O Olá Bahia entrevistou a médica Diana Rodamilans, clínica geral da Vitalmed, para esclarecer algumas dúvidas sobre a doença.
1. Como se identifica um caso suspeito de Zika Vírus?
Dra. Diana Rodamilans: Os sintomas principais são febre baixa em torno de 38º, dores no corpo e articulações, exantema(manchas no corpo) na região do rosto, tronco e membros com prurido (coceira) associado. Sintomas menos comuns diarreia e náuseas.
2. Quais são os meios de transmissão da doença?
– A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, albupticus, africans.
3. Se uma pessoa for picada por um mosquito infectado, necessariamente ficará doente?
– Não necessariamente, depende da resposta imunológica de cada indivíduo e a carga viral.
4. Qual tratamento? Quais os ricos do vírus, ele pode levar a morte?
– O tratamento é apenas a base de medicamentos sintomáticos (analgésicos, anti térmicos e anti inflamatórios). Não existe registro em literatura de complicações da doença e casos de óbito, é uma doença benigna auto limitada.
5. Como diferenciar a Zika, da Dengue e da Chikungunya?
– Os sintomas são semelhantes, o que diferencia da Dengue é a febre que usualmente na Dengue é alta e abrupta e na Chikungunya além da febre alta as dores articulares são mais intensas , podendo evoluir para um quadro de dor crônica.
6. Uma pessoa pode ser infectada pela Zika e pela Dengue ou pela Chikungunya ao mesmo tempo?
– Em relação a Dengue e Chikungunya já existe relato de transmissão simultânea, porém em relação ao Zika vírus ainda não existem relatos na literatura a respeito.
7. Uma pessoa doente pode infectar outra saudável?
– Não. O vetor responsável pela transmissão é o mosquito.
8. Quem se infecta com o vírus fica imune?
– Sim.
9. A mãe grávida transmite o vírus para o bebê?
– Ainda não existem estudos a esse respeito.
10. O que fazer para evitar a disseminação do vírus?
– A única forma de prevenção é o combate ao foco dos mosquitos.