Tite completa um ano à frente do comando do Brasil

Tite orienta Giuliano e Paulinho. Foto: Pedro Martins/Mowa Press.
Tite orienta Giuliano e Paulinho. Foto: Pedro Martins/Mowa Press.
Os amistosos marcarão o aniversário dos primeiros 12 meses de Tite à frente do time nacional. (Foto: Pedro Martins/Mowa Press)

A seleção brasileira treina nesta segunda-feira pela primeira vez em Melbourne, na Austrália, onde enfrentará, na sexta-feira (9), a Argentina e, quatro dias depois, os donos da casa. Os amistosos marcarão o aniversário dos primeiros 12 meses de Tite à frente do time nacional. Sob a batuta do treinador, a equipe registrou nove vitórias consecutivas, recuperou a liderança do ranking mundial da Fifa e se classificou antecipadamente para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Tite foi anunciado oficialmente como técnico da seleção em 20 de junho do ano passado, seis dias após Dunga ser demitido devido à péssima campanha na Copa América Centenário, nos Estados Unidos – o Brasil acabou eliminado na primeira fase -, e à situação preocupante nas Eliminatórias. À época, a seleção brasileira ocupava a sexta colocação e estava fora da zona de classificação para o Mundial da Rússia.

Ao assumir, Tite demonstrava um misto de felicidade e preocupação. Ao mesmo tempo em que dizia estar realizando um sonho por treinar o Brasil, era realista em relação ao trabalho duro que teria na terra árida deixada pelo seu antecessor. “O foco é a classificação ao Mundial e não estamos em uma zona de classificação. Vamos trabalhar em cima disso”, disse, em sua primeira entrevista como técnico da seleção. “Claro que o Brasil corre risco (de ficar fora da Copa). Estou aqui porque infelizmente o resultado não veio. É fato real”.

Outras Notícias