Tradicional saída do Ilê Aiyê será realizada neste sábado

Seminário vai abordar a trajetória do Ilê Aiyê. Foto: Carol Garcia/GOVBA
Seminário vai abordar a trajetória do Ilê Aiyê. Foto: Carol Garcia/GOVBA
Uma cerimônia religiosa em reverência aos orixás e de abertura de caminhos dá início à passagem da agremiação (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

Neste sábdo (10), acontece a tradicional saída do bloco Ilê Aiyê, no carnaval de Salvador. O “Mais Belo dos Belos”, do Terreiro Ilê Axé Jitolu, no Curuzu, sai do local em direção ao Campo Grande e Avenida.

Por volta das 22h, como manda a tradição, uma cerimônia religiosa em reverência aos orixás e de abertura de caminhos dá início à passagem da agremiação pelas ruas da Liberdade, esbanjando cores, movimentos e letras que exaltam o orgulho de ser negro até o Circuito Osmar (Campo Grande).

Este ano, o Ilê tem como tema: “Mandela – A azania celebra o centenário do seu Madiba”, em homenagem a Nelson Mandela. Essa é a segunda vez, em 44 anos, que o bloco homenageia Madiba, considerado o pai da nação africana.

O repertório, interpretado com maestria pelas vozes da Band’Aiyê, é um convite para seguir o Ilê em todo o percurso da festa. Após este sábado, o Ilê volta ao circuito Osmar na segunda (12) e terça-feira (13) de carnaval.

Outras Notícias