Transporte público em Feira terá fiscalização intensificada com videomonitoramento

10072023162427

A fiscalização por videomonitoramento em tempo real será intensificada para melhorar a mobilidade no transporte público urbano na região central de Feira de Santana.

A ação faz parte das medidas que serão implementadas pelo novo secretário de Transportes e Trânsito, Sérgio Barradas Carneiro, através do Centro de Controle Operacional (CCO) que passará a contar também com equipe da SMTT.

“O objetivo é integrar cada vez mais a fiscalização por meio deste moderno equipamento do Governo Municipal às demais secretarias [SMT e Seprev] que já atuam monitorando o trânsito e na prevenção à violência”, pontua o gestor da pasta.

Na visita ao CCO foi compartilhada a experiência do videomonitoramento na fiscalização do trânsito e do transporte através de mais de 300 câmeras com tecnologia digital OCR [Optical Character Recognition] instaladas em pontos estratégicos da cidade e em distritos.

“Vamos intensificar e focar nossa fiscalização em pontos estratégicos no Centro onde há maior fluxo de passageiros”, ressalta Sérgio Carneiro.

O secretário estava acompanhado do superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida, e do diretor de Operações, Édimo Pires, além dos agentes de trânsito que atuam nas ações de fiscalização.

MELHORIA DA MOBILIDADE

O novo titular da SMTT frisa ainda sobre a intenção da administração municipal criar a Secretaria de Mobilidade Urbana, a SEMOB. “Estamos empenhados na elaboração do projeto assim como já existe em Salvador e Vitória da Conquista que possibilita a criação do novo órgão com um fundo [municipal] para obter recursos próprios”, explica Sérgio Carneiro.

Contudo, o titular da SMTT observou que isso requer tempo. “As mudanças não se dão do dia para noite. Assim que ficar pronto encaminharemos o projeto para apreciação dos vereadores”.

Sérgio Carneiro disse ainda que será contratado um serviço de consultoria para redimensionar as linhas e verificar a tarifa no sentido de buscar reduzir o impacto do desequilíbrio financeiro que o sistema enfrenta.

Outra prioridade em pauta é a melhoraria do mobiliário urbano. “Queremos fazer um transporte público atrativo à população”.

INVESTIMENTOS

Sergio Carneiro destaca também os investimentos que o prefeito Colbert Filho tem feito para assegurar a mobilidade do cidadão que faz uso da bicicleta como meio de transporte com a construção de ciclovias – nas avenidas Francisco Fraga Maia e na Noide Cerqueira, cujos serviços seguem avançando.

“As bicicletas são uma alternativa de transporte barata e não poluente. O pedestre é prioridade na mobilidade urbana, assim como o ciclista”, pontuou.

Ascom/Fsa

 

Outras Notícias