TRE inicia preparação das urnas eletrônicas com geração das mídias

urna_eleicoes

Em mais um passo na preparação para a votação de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realiza o procedimento conhecido como “geração das mídias”, que consiste na gravação dos dados eleitorais, como nome e número dos candidatos, em dispositivos similares a pen drive, que serão posteriormente inseridos nas urnas eletrônicas.

As informações essenciais para o processo eleitoral são gravadas em três tipos de dispositivos. “A mídia de resultado sai daqui zerada porque só vai guardar os resultados ao final da eleição. A mídia de votação vai sair daqui com as fotos e nomes dos candidatos, e a mídia de carga, que tem todos os eleitores de todas as seções, tem a lista de seções, a lista dos candidatos, tem tudo. É essa mídia que serve pra preparar cada urna”, explica André Cavalcanti, secretário de Tecnologia da Informação do TRE Bahia.

Depois de gravadas as informações, as mídias são guardadas em caixas, assinadas por um juiz, e posteriormente inseridas nas urnas eletrônicas. O procedimento de inseminação dos dados e lacração das urnas será iniciado na segunda-feira (19).

Representantes das Forças Armadas e do TCU (Tribunal de Contas da União), entre outros órgãos, acompanharam a gravação das mídias como entidades fiscalizadoras.

Outras Notícias