Nova contagem: 18 pessoas morrem após embarcação virar em Mar Grande

Naufrágio ocorreu na manhã desta quinta-feira (24). Foto: Xando Pereira.
Naufrágio ocorreu na manhã desta quinta-feira (24). Foto: Xando Pereira.
Caso ocorreu na manhã desta quinta-feira (24). Foto: Xando Pereira.

Uma lancha virou ao realizar a travessia entre Mar Grande e Salvador, na Baía de Todos-os-Santos, na manhã desta quinta-feira (24). Até o momento, 18 corpos foram resgatados. As primeiras informações eram de 23 mortos, mas o prefeito de Vera Cruz, Vinícius (PMDB), em entrevista à TV Record Bahia informou os novos números. Os dados foram confirmados também pelo porta-voz da Marinha, comandante Flávio Almeida, que disse ter ocorrido “duplicações” nas contagens iniciais, que apontavam 23 mortos. Ainda existem pessoas desaparecidas. A embarcação seguia para a capital baiana e virou por volta das 6h30. As informações são da Capitania dos Portos ao programa Olá Bahia.

Conforme a Prefeitura Municipal de Vera Cruz, o acidente ocorreu a cerca de 200 metros do terminal marítimo do município, que fica na praia de Mar Grande. Em contato com o Olá Bahia, o prefeito Marcus Vinícius disse há um clima de comoção na cidade e que o poder público municipal está mobilizado no atendimento às vítimas e seus familiares.

Um dos sobreviventes do acidente, Edvaldo Santos de Almeida, chegou ao Terminal Náutico de Salvador socorrido por meio de uma lancha que trazia outros ocupantes da embarcação que virou no mar. Ao G1, ele disse que demorou muito para que as vítimas fossem socorridas. “Tava chovendo, começou a molhar. Veio uma onda e virou. Tinha muita gente. Agora demorou muito para sermos socorridos, foram duas horas dentro do mar”, declara Almeida.

A Capitania dos Portos disse que três equipes em três navios foram encaminhadas para o local do acidente. Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Grupamento Aéreo (Graer) está na localidade colaborando com os trabalhos de busca. O Corpo de Bombeiros também enviou equipes para o local.

De acordo com a Marinha, informações passadas pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) apontam que a lancha tinha capacidade para 160 passageiros e transportava 129 no momento do acidente. A Marinha ressalta que, como embarcações particulares também resgataram vítimas, ainda não é possível afirmar precisamente o número de pessoas retiradas do mar com vida.

Nesta semana, a travessia Salvador-Mar Grande realizou paradas por conta do período de maré baixa prolongado, já que o terminal de Vera Cruz fica inoperante devido à pouca profundidade da região marítima onde ele está instalado. Nesta quarta-feira (23), por conta dos fortes ventos e mar agitado, a Astramab suspendeu a operação das escunas de turismo, o que já tinha ocorrido na terça-feira (22).

Em entrevista exclusiva à Rádio Popular FM 100.7, o prefeito ACM Neto informou que mobilizou todos os órgãos da prefeitura, no intuito de ajudar no quer for preciso. “Eu pedi mobilização da Defesa Civil e todos os órgãos. Mesmo sendo uma tragédia no município vizinho, mas é algo que nos deixa muito abalado. Por isso mesmo estamos prestando toda solidariedade com as famílias, somando esforços junto com o governo do Estado, principalmente no pós-acidente, a superação deste trauma”, declara o gestor.

Por meio de nota, o governador Rui Costa decretou três dias de luto oficial, contados a partir desta quinta (24). “Manifesto minha solidariedade aos familiares das vítimas. Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente”, diz Rui.

Sobreviventes

Até por volta das 13h40, informações da TV Bahia para o Jornal Hoje, da Rede Globo, dão conta de que 89 pessoas foram resgatadas com vida. Os sobreviventes estão sendo levados para unidades de saúde de Itaparica e Salvador.

Notícia atualizada às 16h25.

LEIA TAMBÉM: Embarcação vira durante travessia Mar Grande-Salvador.

Outras Notícias