UFRB oferece 1.455 através do SiSU

As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro próximo e vai até o dia 14. (Foto: Reprodução / wscom)
As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro próximo e vai até o dia 14. (Foto: Reprodução / wscom)
As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro próximo e vai até o dia 14. (Foto: Reprodução / wscom)
As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro próximo e vai até o dia 14. (Foto: Reprodução / wscom)

Na primeira edição de 2016, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro próximo e vai até o dia 14. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 1.455 vagas no Processo Seletivo – Prosel 2016.1 pelo Sisu. As vagas estão distribuídas em 31 cursos nas áreas de Artes, Humanidades e Letras (370 vagas); Cultura, Linguagem e Tecnologia Aplicada (60 vagas); Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (390 vagas); Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (45 vagas); Ciências Exatas e Tecnológicas (190 vagas); Ciências da Saúde (100 vagas) e Formação de Professores (300 vagas).

Assim como no processo seletivo anterior, há a reserva de 10% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras/LIBRAS, ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Amargosa. E de acordo com a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, 50% das vagas da UFRB são para estudantes de escolas públicas, dos quais 76,67% estão reservados aos pretos, pardos e indígenas. Os ingressantes dos cursos oferecidos no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Cultura Linguagem e Tecnologia Aplicada e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade deverão obrigatoriamente cursar o Bacharelado Interdisciplinar ou Similar como primeiro ciclo de formação.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição estará, portanto, restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2015 do Enem e tenha obtido nota na prova de redação que não seja zero. O resultado do Enem será divulgado nesta sexta-feira (8) pela internet. O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.

O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência. O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro próximo. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

 

Outras Notícias