Universitária da Bahia ganha concurso da União Europeia

Brenda Prata 
Foto: Divulgação
Brenda Prata Foto: Divulgação
Brenda Prata Foto: Divulgação
Brenda Prata
Foto: Divulgação

Elaborar um trabalho de conclusão de curso é uma dificuldade para muitos universitários, mas com muita dedicação e incentivo dos professores o caminho se torna mais fácil. A aluna do curso de Relações Internacionais da Unijorge, Brenda Prata, é um bom exemplo disso. A jovem, de apenas 21 anos, venceu o 6º Concurso de Monografias da União Europeia e ganhou uma viagem de estudos para Bruxelas, onde terá uma semana de visitas às instituições locais. “Escrever um TCC não é fácil. Fiquei muito feliz em ter meu trabalho reconhecido e recompensado dessa forma”, conta.

Aceitar as críticas e saber lidar com as dificuldades também são pontos importantes nessa fase final do curso. “No inicio não tive um bom retorno em relação ao conteúdo da monografia, mas fui motivada a continuar e melhorar o trabalho e acabei superando as expectativas”, diz.

O tema “Relações Econômicas entre o Brasil e a União Europeia: apostar no Mercosul como interlocutor?” foi considerado inovador pelos docentes da Unijorge, que incentivaram a estudante a participar do concurso internacional. “Fiquei bastante surpresa e emocionada ao ver meu nome entre os três finalistas, além de orgulhosa e saber que meu esforço valeu a pena”, destaca.

Brenda termina a graduação neste semestre e já tem planos para o futuro. “Eu sonho alto. Espero um dia me tornar diretora de Relações Institucionais. Não sei se em dez anos vou conseguir atingir este objetivo, mas planejo estar no caminho”, ressalta. A jovem também motiva outros estudantes a não desistirem dos seus sonhos. “Todo mundo pode vencer um concurso desses. É só correr atrás, fazer a sua parte e acreditar que as coisas acontecem”, explica.

Outras Notícias