Veja as atrações do Pelourinho Dia & Noite

Foto: Lara Maciel
Foto: Lara Maciel

Música para todos os gostos, exposição de arte, poesia,  entre outras atrações. Confira as opções de laser proporcionadas pelo projeto Pelourinho Dia & Noite.

Através do trabalho realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), a Galeria a Céu Aberto expõe obras do artista Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kaiuma todos os dias até 31 outubro, no Terreiro de Jesus. Os visitantes podem conferir obras que retratam diversas fases do local, que completa 30 anos de tombamento como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Nesta quinta-feira (24), das 19h às 21h, o grupo Resistência Poética vai movimentar as ruas, bares, e restaurantes do Pelourinho na ação Poesia no Pelô. Formado por oito jovens moradores de diversos bairros periféricos de Salvador, o grupo utiliza os versos para levar informação e reflexão sobre diversos temas, como racismo, machismo, discriminação, entre outros. Atuam em ônibus, escolas, universidades, entre outros, buscando mostrar que muita coisa boa vem da periferia.

O Música nas Esquinas começa as atividades na sexta-feira (25), das 18 às 19h, com performance do baixista Luciano Calazans. O músico vai apresentar o projeto “Baixo em Pauta”, que visa a interação entre o público e o instrumento, mostrando a sua importância e potência. Reconhecido no universo da música popular brasileira, o artista já tocou com personalidades como Gilberto Gil, Marisa Monte, Ivete Sangalo, Lenine, Carlinhos Brown, Milton Nascimento, entre outros.

No sábado (26), das 19h às 20h30, o Grupo Preto Tipo A leva samba para as ruas do Pelourinho, numa apresentação itinerante. Atuante há sete anos no bairro de Pero Vaz, o grupo tem um repertório variado, marcado pelas variedades do samba de roda e samba dolente, passando por músicas de MPB e outras variedades. Já participou do Circuito Osmar do Carnaval soteropolitano nos anos de 2013 e 2014; em 2015, agitou a festa do Rei Momo em Periperi.

Domingo (27) é dia de Marcos Oliveira e Dupla de Chorinho, que vai se apresentar das 18 às 19h no Largo Cruz do Pascoal. Também no domingo, das 11h30 às 12h30, vai ser realizada mais uma edição do Concertos nas Igrejas, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, com a atuação da Orquestra de Violões da Ufba. Fundada em 2010, é um dos grupos estáveis da universidade, com uma média de 15 integrantes, entre eles alunos, professores e funcionários da instituição. Seu repertório caracteriza-se pelo alto nível técnico-interpretativo e pela importância histórica das obras e compositores.

À tarde, a criançada tem compromisso marcado às 16h com o grupo Canela Fina, que vai fazer mais uma roda de musicalização na Programação Infantil no Cruzeiro de São Francisco. Com cinco anos de carreira, o grupo tem como proposta fornecer ao público infantil músicas inéditas, com composições e arranjos próprios e instrumentações variadas, a fim de aperfeiçoar a percepção e apreciação musicais das crianças. Além disso, a equipe desenvolve um programa educacional em forma de curso de musicalização infantil em diferentes espaços da cidade de Salvador.

Outras Notícias