SUS é discutido em Salvador

Foto: Site Brasil 247
Foto: Site Brasil 247

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direto do povo brasileiro”, a XIII Conferência Municipal de Saúde acontece entre os dias 14 e 16, na Pupileira, bairro de Nazaré, em Salvador. O evento debaterá os desafios, perspectivas e propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital baiana, e conta com o apoio da comissão representada por membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de instituições como Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O evento vai promover eixos temáticos de discussão em torno do financiamento SUS e a relação público-privada, participação social, reformas democráticas e populares do Estado, garantias de acesso e direito à saúde, além de gestão do SUS e modelos de atenção. As propostas aprovadas farão parte do Plano Municipal de Saúde e serão adotadas como diretrizes para os próximos quatro anos. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.conferenciamunicipal2015.saude.salvador.ba.gov.br

Durante os meses de abril e maio, foram realizadas nos 12 distritos sanitários as pré-conferências, com objetivo de avaliar a situação da saúde em Salvador e propor diretrizes para a formulação das estratégias e da pauta para XIII Conferência. Os encontros envolveram a participação dos usuários que vivem a realidade da saúde diariamente em suas comunidades e que puderam relatar suas necessidades, otimizando assim a discussões sobre medidas para solucionar os problemas. Também durante as reuniões foi debatida a criação dos Conselhos Distritais, que terão como função dar assistência ao CMS na fiscalização e avaliação da situação das respectivas áreas de abrangência, com vistas a melhorar o atendimento à população.