O YouTube já é mais acompanhado pelo público do que a Globo e as outras quatro grandes redes de televisão do país. O documento foi apresentado em um evento do Google para o mercado publicitário nesta quarta (9). Os dados são da pesquisa do Kantar Ibope.
Patrícia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina, afirmou que os números mostram uma democratização de conteúdo. Segundo ela, o Brasil é o segundo maior produtor de podcasts em vídeo para o YouTube no mundo.
A pesquisa, feita sem encomenda do Google e produzida de forma própria para estudo de mercado do instituto, afirma que é a plataforma é a número um entre os brasileiros com 18 anos ou mais, contabilizando todas as telas (TVs conectadas, desktop, celulares e outras plataformas de acesso). As redes de TV não comentaram os dados.
Somente em televisores com internet, a pesquisa do Ibope diz que mais de 75 milhões de pessoas assistem o YouTube dessa forma, seja para ouvir música ou qualquer outro tipo de conteúdo. Somadas, as emissoras, segundo o dado, são vistas por 73 milhões.
“Nossa missão é justamente essa. Eu vejo imagens das pessoas carregando a TV da sala para a varanda, para verem o YouTube enquanto comem o churrasco, ou fazem alguma coisa fora de suas casas. É uma revolução, e queremos que o mercado entenda cada vez mais isso”, comentou.
Para incrementar números, o YouTube passou a investir em esporte ao vivo. Como já havia antecipado a coluna, o Google confirmou a compra de 38 jogos do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2027, em negócio feito com a Liga Forte União. A transmissão será da Cazé TV.
Cem por cento das cotas de patrocínio para a transmissão do Brasileirão já foram fechadas. Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald’s, PagBank, Stellantis e Unilever serão os anunciantes de 2025.
Fonte: Bahia.ba