Advogado é preso suspeito de integrar quadrilha de tráfico

Itabuna está localizada no sul da Bahia. Foto: libertai.com.br.
Itabuna está localizada no sul da Bahia. Foto: libertai.com.br.

Foi preso em Itabuna – Região Sul Baiana – na manhã de segunda-feira (16), o  advogado Anderson Sá de Oliveira de 43 anos suspeito de tráfico, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro, em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio de Janeiro. A prisão faz parte da “Operação Capitania”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Rio, que deve cumprir 21 mandados de prisão. Anderson atua como advogado criminalista em Itabuna e não tinha passagem pela polícia. Ele foi preso em casa, no centro da cidade e, segundo a polícia, não resistiu à prisão.

De acordo com o G1, o advogado vai ser levado para uma cela especial no presídio de Itabuna, enquanto aguarda transferência para o Rio de Janeiro, onde será interrogado. Um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanhou a operação. Segundo o Ministério Público na Bahia, que deu apoio à ação em Itabuna, o advogado é suspeito de integrar um grupo criminoso liderado por Luiz Carlos Gomes Jardim, conhecido por “Luiz Queimado”, que chefia o tráfico em ao menos 12 comunidades da Região Metropolitana do Rio.

Luiz Carlos chegou a ser preso e cumprir parte da pena no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, mas conseguiu o benefício da prisão domiciliar em Itabuna, na Bahia, depois que descobriu ter câncer. Mesmo sob esta condição, continuou a receber dinheiro da venda de drogas, repassado por seus comandados.
Durante a Operação Capitania, também estão sendo cumpridos 40 mandados de busca e apreensão.

Outras Notícias