Agentes da Educação de Salvador são empossados

Agentes atuarão, principalmente, no combate à evasão escolar. Foto: Reprodução/Correio Nagô
Agentes atuarão, principalmente, no combate à evasão escolar. Foto: Reprodução/Correio Nagô
Agentes atuarão, principalmente, no combate à evasão escolar. Foto: Reprodução/Correio Nagô
Agentes atuarão, principalmente, no combate à evasão escolar. Foto: Reprodução/Correio Nagô

Cerca de 320 agentes da educação foram empossados na manhã segunda-feira (31), em cerimônia realizada no Hotel Fiesta, no Itaigara. Em seu discurso, o prefeito ACM Neto ressaltou a necessidade de investimento contumaz em educação.

“Já falei antes que é mais barato investir em escolas do que em presídios. Se tivermos que eleger uma prioridade para investimento com certeza é a educação. Por isso, estamos aplicando 28% do orçamento municipal nessa área, ou seja, são R$100 milhões de reais a mais este ano, em comparação com o orçamento de 2014, no desenvolvimento de projetos e ações”, salientou.

Os novos agentes demonstravam motivação e satisfação.  “O que me motivou a participar do programa foi atuar e poder transformar a minha comunidade. A gente sabe que o índice de violência está grande e quem mais sofre é o jovem, principalmente aquele que abandonou a escola. Como pedagoga, preciso saber os reais motivos que levaram esta criança a sair da escola e se envolver em um mundo tão cruel que acaba destruindo ela, a família dela e os outros. Tenho esperança e perseverança de que tudo vai dar certo”, relatou a agente de educação Carla Franciele, 32 anos, que atuará na região de Castelo Branco.

Com a parceria da Fundação Itaú Social, convênio da ONG Parque Social e coordenação técnica do Cieds, o programa Agentes da Educação é uma das ações do Combinado, estratégia de gestão adotada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) e que pretende, entre outros avanços, reduzir o abandono escolar na rede municipal de ensino, por meio do fortalecimento do vínculo entre escola, família e comunidade.

Entre as atribuições dos agentes da educação, está o monitoramento da frequência escolar dos alunos e a realização de ações que possam despertar o interesse da comunidade e das famílias pelas atividades realizadas nas escolas. O agente da educação deverá, por exemplo, buscar informações sobre a falta de um aluno e também orientar os pais nas diversas situações que possam comprometer o desempenho escolar do estudante.

O evento contou com as presenças do prefeito ACM Neto; do secretário municipal da Educação (Smed), Guilherme Bellintani; da presidente da ONG Parque Social, Rosário Magalhães; da coordenadora de Programas Sociais da Fundação Itaú Social, Priscila Leite; da coordenadora do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), Márcia Florêncio; e de autoridades, representantes de entidades educacionais no município e de pessoas envolvidas no programa.

*Com informações da assessoria

Outras Notícias