Alunas de engenharia representarão Feira de Santana em Conferência Internacional sobre mudanças climáticas em Dubai

ce00c238-99d2-49e1-9d50-2cf1355e2a6c

Duas alunas do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Mirela Coelho, moradora do bairro Tomba, e Samara Assunção, moradora do bairro Rua Nova, foram escolhidas para representar Feira de Santana em uma conferência internacional sobre mudanças climáticas, que ocorrerá no final de novembro em Dubai. No entanto, elas estão em busca de apoio financeiro para custear essa importante viagem.

Samara Assunção explicou que anualmente a ONU realiza a Conferência das Partes do Quadro de Mudanças Climáticas, e a cada ano um país diferente é o anfitrião. “Este ano, será nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, e fomos selecionadas como parte da delegação do Engajamundo, representando Feira de Santana, juntamente com outras 12 pessoas de diversas regiões do Brasil. Esta será a segunda vez que participo desse evento; a primeira foi na COP26, que ocorreu na Escócia em 2021. Já para Mirela, essa será a terceira participação.”

Quanto ao financiamento da viagem, Samara mencionou que eles utilizam diversas abordagens para cobrir os custos. A principal delas é a “vaquinha”, uma campanha de arrecadação de fundos que eles lançam todos os anos para permitir que jovens como eles viajem para outros países. “Dubai é uma cidade turística, o que torna os custos bastante elevados. Além disso, buscamos projetos em editais e estabelecemos parcerias. Neste ano, nossa vaquinha está focada principalmente em cobrir os custos de hospedagem da nossa delegação, e você pode encontrar o link para contribuir em nossas redes sociais, @EngajaMundo no Instagram.”

Mirela Coelho compartilhou suas experiências anteriores, mencionando que também esteve na Escócia na COP26 em 2021 e no Egito no ano passado, representando Feira de Santana na Conferência de Mudanças Climáticas da ONU.

Sobre a escolha do curso de Engenharia de Energia, Mirela explicou que, apesar de ser um curso relativamente novo, ele busca abordar sistemas energéticos, questões ambientais, sustentabilidade e transição energética. “Isso é o que nos motivou, a capacidade de contribuir com uma transição energética justa e sustentável”, destacou.

Com informações: Elias Lúcio

Por: Mayara Silva

Outras Notícias