Angelo Almeida viaja à China com Governador e destaca momento favorável para investimento Chinês na Bahia

Artigo-Destaque_01215332_00-e1680058929684-1536x733

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, explicou, em entrevista ao programa Altos Papos, nesta terça-feira, 28, que a ida à China, junto com o governador Jerônimo Rodrigues, acontece num momento favorável para a expansão da relação comercial com o país asiático.

“A China tem muito interesse no que a Bahia tem. É o principal parceiro comercial do estado, sobretudo na exportação de soja, milho e algodão, e vem prospectando a possibilidade de investir mais na Bahia, desde a fábrica automotiva, até a ponte Salvador-Itaparica. Mas há também a possibilidade de investimento em tecnologia que pode ser negociada com a China. A Bahia tem um potencial mineral não explorado muito grande e a China tem muita tecnologia em exploração mineral e pesquisa”, disse.

O secretário embarca para o continente asiático nesta quarta-feira, 29, com o governador e, durante a viagem, deve visitar cerca de dez empresas de soluções tecnológicas, agricultura familiar, mineração, estrutura ferroviária e energias renováveis que possuem intenção de atuar na Bahia.

“Desde janeiro, quando estive lá, perguntei a Cônsul Geral da China se eu poderia crer que o fato do presidente Lula ter ganho a eleição e, a partir de janeiro de 2023, a Bahia e o Brasil passar a viver outro patamar nas relações comerciais com o mundo, se isso poderia influenciar positivamente nas negociações dos interesses comerciais da Bahia com a China e a resposta dela foi prontamente afirmativa de que o Brasil ganharia outro protagonismo com o Estado Chinês, porque a hostilidade com o povo chinês foi fora dos padrões internacionais de diálogo, de relações internacionais democráticas”, disse.

A viagem da comitiva governista baiana à China seria adiada por conta do cancelamento da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por orientação médica, após ser diagnosticado com pneumonia. O propósito da visita é buscar investimento chinês para desenvolvimento do emprego e renda na Bahia.

Outras Notícias