Apenas 10% do público-alvo se vacinou contra a gripe em Feira de Santana

Foto: Danielly Freitas/ Secom
Foto: Danielly Freitas/ Secom

Com uma meta para vacinar em torno de 300 mil habitantes contra o vírus da gripe (Influenza), a Secretaria de Saúde de Feira de Santana tem buscado estratégias para atingir o público-alvo. Apenas 10% da população preconizada na campanha recebeu a dose do imunizante. A baixa procura pela vacinação preocupa as autoridades e se reflete também no aumento da procura por atendimentos nos postos de saúde da cidade.

A coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Carlita Correia, informou que as vacinas estão disponíveis em 104 unidades de saúde, desde o dia 11 de março. Ela informou quais grupos são prioritários nesta fase da campanha.

“A vacinação não está aberta para a população em geral ainda. Temos os grupos prioritários que são em torno de 300 mil habitantes. Então temos as crianças de 6 meses a 6 anos, que são grupos de risco e têm facilidade de adquirir pneumonia; trabalhadores de saúde, como trabalhadores de farmácias, clínicas públicas, rede privada e também nos abrigos; tanto os idosos acima de 60 anos, quanto os cuidadores; gestantes, puérperas, professores de ensino básico e superior, os povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais de forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, além pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade”, elencou.

Riscos para idosos

Carlita Correia destacou que a população idosa é a que menos tem buscado a vacinação contra a gripe. Ela ressaltou que esse grupo apresenta um alto risco devido à queda da imunidade.

“Os idosos são população vulnerável. A gente sabe que a imunidade com a idade ela vai diminuindo, então é muito grande o risco de pneumonia nos idosos. Uma vez acometidos pela influenza, a gente sabe que as comorbidades também estão inseridas nessa população alvo.”

Conforme a coordenadora da Rede Frio, a vacina é trivalente e combate diversos vírus que circularam nos últimos anos no país. Ela conclama a população a comparecer aos postos de saúde para receber a imunização.

Outras Notícias