Brasil planeja fim do visto para turistas de EUA, Canadá, Japão e Austrália

Foto: EBC
Foto: EBC

O governo Jair Bolsonaro planeja dar isenção completa de vistos, sem exigir reciprocidade, a um grupo de quatro países considerados estratégicos para o turismo no Brasil ­- Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. Os ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, se reuniram ontem (17) para discutir detalhes da proposta, inserida na lista de prioridades para os primeiros cem dias de governo.

Os ministros já conversaram informalmente sobre o tema e, segundo o titular do Turismo, houve sinal positivo por parte do chanceler. Em governos anteriores, havia resistência na diplomacia à liberação unilateral.

“Eu tive uma conversa preliminar com o ministro Ernesto. Ele vê com muito bons olhos esse caminho de acabar com essa política de reciprocidade. A minha proposta inicial é que nesses países que já foram implantados o visto eletrônico – Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália – a gente já consiga promover a isenção completa de vistos”, disse em entrevista ao Estado o ministro do Turismo.

Caberá ao Itamaraty estabelecer os critérios de escolha de quais países receberão a isenção completa. O ministério analisa, por exemplo, se há riscos de um fluxo migratório de determinado país para o Brasil. Antônio diz que a liberação pode ocorrer ainda neste ano.

 

*Estadão Conteúdo

Outras Notícias