Comércio de Salvador inova

Ações objetivam manter expectativa positiva de vendas no fim de ano. Foto: Max Haack
Ações objetivam manter expectativa positiva de vendas no fim de ano. Foto: Max Haack
Ações objetivam manter expectativa positiva de vendas no fim de ano. Foto: Max Haack
Ações objetivam manter expectativa positiva de vendas no fim de ano. Foto: Max Haack

Apesar de a crise econômica que atinge o país ter gerado impacto negativo em diversos ramos de atividades, os setores ligados ao comércio na capital baiana, também afetados pela maré negativa, seguem otimistas em relação a uma melhora significativa nas vendas para as festas de fim de ano e na melhora dos índices a partir de 2016. E para atrair os consumidores neste período de celebração, inúmeras ações estão sendo empreendidas no intuito de fazer o cidadão aproveitar ao máximo as opções que a cidade oferece.

Um bom exemplo disso é a parceria entre a Prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL) que, além de ter acesso a diversas ações com a temática natalina – como a presença do Papai Noel na casa montada na Praça Municipal e dos corais -, dispõe do sorteio de brindes para os consumidores. O presidente da CDL local, Frutos Dias Neto, detalha como essas ações são empreendidas de modo a atrair o consumidor e, principalmente, fazer o cidadão soteropolitano se sentir cada vez mais em casa ao passear pelas ruas da capital baiana.

“Diante desse cenário de retração, a CDL decidiu fazer algo diferenciado, inovador. Por isso optamos por realizar, em parceria com o poder público municipal, uma campanha de premiação baseada na temática natalina. A Prefeitura nos cede toda a infraestrutura necessária na parte de iluminação, segurança, fiscalização, de modo que as atividades desenvolvidas focam também no lado lúdico, que é bem comum a essa época”, diz.

Segundo Frutos Dias, com pouco mais de uma semana de ação nas ruas, o aumento da presença de visitantes já pode ser notado a partir da recepção conquistada com a instalação da árvore de Natal e da Casa de Papai Noel (na Praça Municipal), que já atraiu mais de duas mil pessoas. “Organizamos, no início da campanha, uma grande parada de estudantes das escolas municipais, com apresentações musicais e diversas ações temáticas. A expectativa é utilizar a experiência deste ano e ir aperfeiçoando sempre, com o intuito de ampliar essas ações em 2016”.

Premiações – Natal, como é do conhecimento popular, é também sinônimo de dar e receber presentes. Pensando nisso a CDL organizou a campanha de premiação deste ano. “A mecânica da campanha funciona a partir da parceria com a operadora de cartões Rede. Qualquer compra de R$ 50, efetuada com cartões de crédito, independente da marca, mas que seja a partir de uma máquina da Rede, estará concorrendo a cinco veículos e cinco caminhões cheios de prêmios. Dez comerciantes também serão contemplados no sorteio, podendo ganhar R$ 10 mil e 10 tablets para serem utilizados em campanhas internas, sendo então R$ 100 mil e 100 tablets sorteados. A adesão dos lojistas é gratuita – contanto que eles sejam credenciados à operadora de cartões”, explica Frutos Dias. O sorteio dos prêmios está marcado para a tarde do dia 6 de janeiro, na Praça da Piedade.

Segundo o presidente da CDL, a iniciativa tem como objetivo principal dinamizar o comércio de rua da capital. “Para facilitar a vida dos consumidores nós disponibilizamos 10 pontos de troca nos principais pontos de comércio da cidade: Praça da Piedade, Cajazeiras, Liberdade, Mercado Modelo, Baixa dos Sapateiros, Uruguai e Paripe. Para criar ainda mais empatia com a campanha, um trenó levará o Papai Noel a cada um desses locais para promover ainda mais esta interação, com diversas atividades, como músicas e brincadeiras”.

Segundo o presidente da CDL de Salvador, a ideia é ampliar a campanha a cada ano. “É importantíssimo que a população incorpore essa iniciativa, mesmo diante das circunstâncias que o país apresenta. Todo mundo que pretende fazer compras e presentear seus entes queridos vai conseguir bons preços e inúmeras opções no mercado. A economia brasileira está dependendo das questões políticas. Esperamos que, no decorrer de 2016, a confiança no crescimento do mercado volte a crescer. Este ano, a queda nas vendas está numa média de 10%, algo grave, mas que precisamos acreditar na melhora a partir de uma reação de todos os setores”, afirma Frutos Dias.

Outras Notícias