Como lidar com a ansiedade da chegada de um filho?

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A chegada de um filho é sempre uma etapa muito importante na vida de qualquer homem, afinal, a paternidade traz uma série de mudanças em seu cotidiano e nas suas prioridades. Esse período é marcado por muita ansiedade, expectativa, dúvidas e medos, principalmente, para os que serão papais de primeira viagem.

Sentir-se ansioso é uma reação normal que pode afetar os homens em maior ou menor intensidade. “As manifestações de ansiedade podem ocorrer com sintomas psicológicos, como apreensão, desconforto e medos diversos. E também com sintomas físicos, como taquicardia, alterações da pressão arterial e tensão muscular”, explica a gerente médica da unidade MIP Aché, Dra. Talita Poli Biason.

A médica esclarece que esse estado emocional acontece porque o homem projeta as preocupações com o futuro no momento presente e, com isso, vive em um estado de alerta constante em decorrência do nascimento da criança e outras responsabilidades que ele terá de enfrentar a partir deste momento tão especial. “As reações variam de pessoa para pessoa. Em algumas ocasiões, ocorrem de forma tão intensa que causam sofrimento e dificuldades na capacidade de desenvolvimento de tarefas no trabalho e no cotidiano em geral”, afirma.

Lidando com a ansiedade – Para amenizar os sintomas da ansiedade, o ideal é aderir a algumas medidas simples, porém bastante eficazes. Realizar uma caminhada de, no mínimo, 30 minutos todos os dias, por exemplo, traz benefícios para a saúde do corpo e da mente e ajudam a relaxar. “Manter o sono em dia também é importante nessa fase de novas vivências”, recomenda a médica.

De acordo com a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, nas situações em que o homem não consegue desenvolver de forma plena as suas atividades ou que ocorre um prejuízo na capacidade de relacionar-se com amigos e familiares, a intervenção de um profissional da saúde é o mais indicado. “O tratamento da ansiedade é individualizado. Em geral, pode ser recomendado tanto o emprego de medicamentos como o da psicoterapia”, descreve.

Medicamentos fitoterápicos, como os que contêm Passiflora incarnata L., são recomendados para amenizar casos mais leves de ansiedade, pois atuam promovendo efeitos calmantes e ansiolíticos.

Outras Notícias