Filas e confusão em posto de recadastramento biométrico em Salvador

Problema técnico foi identificado desde a manhã desta sexta-feira (8). Foto: Osana Oliveira/Arquivo Pessoal.
Problema técnico foi identificado desde a manhã desta sexta-feira (8). Foto: Osana Oliveira/Arquivo Pessoal.
Problema técnico foi identificado desde a manhã desta sexta-feira (8). Foto: Osana Oliveira/Arquivo Pessoal.

Uma multidão de eleitores procurou o posto de recadastramento biométrico da estação de metrô Pirajá, em Salvador, na manhã deste sábado (9), mas não conseguiu atendimento. A situação gerou confusão dos eleitores, que reclamaram do problema.

Conforme a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) ao G1, o atendimento não ocorreu neste sábado por conta de um problema técnico na rede do tribunal que foi identificado desde a manhã desta sexta-feira (8). De acordo com o órgão, para que o funcionamento seja realizado aos sábados, é necessário fazer uma reconfiguração do sistema, o que acabou não sendo feito por conta do problema técnico. O funcionamento de segunda a sexta-feira vai ser normalmente, segundo o TRE-BA.

O órgão disse ainda que a informação de que o atendimento não seria realizado foi divulgada nas redes sociais do TRE-BA e por meio de nota à imprensa pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb). Conforme a nota da Saeb divulgada na sexta-feira, “até o momento a unidade não funciona aos sábados e, desde o último dia 4, passou a funcionar das 7 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, contando com mais um turno de atendimento para o recadastramento biométrico”.

No entanto, muitos eleitores não ficaram sabendo da mudança e foram ao posto da estação de metrô Pirajá. Um deles foi Osana Oliveira Rodrigues, que acordou cedo e saiu do bairro de Águas Claras, onde mora, a fim de tentar fazer o recadastramento.

“Acordei 5h para isso. Cheguei lá 6h30. Tinha umas 300 pessoas, estava cheio. O segurança disse que não ia funcionar hoje. Teve confusão, começaram a reclamar e fui embora”, relata ao G1.

Inaugurado em 21 de agosto, o posto em Pirajá é resultado de uma parceria do Governo do Estado com o TRE-BA e a CCR Metrô Bahia, administradora do serviço de transporte. Na estação, diariamente passam 24 mil passageiros.

Veja onde realizar o cadastramento biométrico em Salvador e quais documentos levar.

Outras Notícias