Governo abre sindicância para apurar irregularidades em obras de unidades policiais

2

O governo do estado abriu uma sindicância para investigar possíveis irregularidades ocorridas em obras de implantação de unidades policiais em diversas cidades da Bahia. A suspeita é que a empresa responsável pelas intervenções, a Verdi Sistema Construtivos S/A, tenha recebido os recursos, mas não executou a obra conforme previsto no contrato.

Entre os serviços investigados estão os das unidades do bairro Cajazeiras, em Salvador, e do município de Serrinha, pelas quais o governo pagou R$ 1,7 milhão e R$ 2,2 milhão, respectivamente. Contudo, os serviços realizados teriam sido inferiores aos previstos. O contrato com a empresa foi firmado com a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic).

Prazo

A sindicância será conduzida por três servidores e vai apurar os fatos no prazo de 30 dias. Estão envolvidos na investigação as secretarias estaduais da Administração, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, além da própria Sudic.

Denúncia

As supostas irregularidades nas obras de construção de unidades policiais foram denunciadas à Justiça baiana no ano passado por Bernardino Nascimento Gayoso, secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindipoc). Segundo a denúncia, em diversas unidades, foi realizado o “pagamento sem execução alguma ou com execução totalmente diversa da prevista em contrato”, o que caracteriza “improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário”. Ele pede a suspensão das intervenções e de qualquer repasse à Verdi. O processo tramita na Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Da coluna Satélite, publicada pelo Correio 24 Horas.

Foto de capa extraída do site A Gazeta do Vale.

Outras Notícias