João Doria anuncia chegada de 1º lote de vacina para final de novembro

Foto: REUTERS - Andreas Gebert
Foto: REUTERS - Andreas Gebert

O Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje (9) que a chegada das 120 mil primeiras doses da vacina Coronavac estão previstas para o dia 20 de novembro. Até o fim do respectivo mês, projeta-se um total de 6 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19.

A vacina chinesa já se encontra na fase 3 de testagem, a etapa é a ultima do processo de estudo para comprovar a eficácia. No entanto, o procedimento de conclusão dos testes ainda não tem uma data específica para terminar, além de precisar da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso seja reprovada, a chegada dessas 6 milhões de doses no território paulista não poderá ocorrer.

“A vacina só será levada a público após autorização final (da Anvisa). Essa data está confirmada. A Anvisa já havia autorizado a importação […] Agora, autoridades sanitárias da China deram autorização para importação pelo instituto Butantan”, afirmou o gestor paulista.

Ao todo, o Governo de São Paulo adquiriu cerca de 46 milhões de doses da vacina Coronavac. A previsão de chegada dos imunizantes seria para o final de dezembro deste ano. Quando as primeiras 6 milhões chegarem em solo brasileiro, ficarão armazenadas sob responsabilidade do Instituto Butantan. Em relação ao restante das vacinas, São Paulo receberá os insumos e técnicos do Instituto Butantan vão processar a CoronaVac nos laboratórios nacionais.

De acordo com o diretor do Instituto, Dimas Covas, o primeiro lote está previsto para chegar em 27 de novembro. Segundo ele, a produção irá começar 48 horas depois da chegada da matéria-prima.

Outras Notícias