Justiça nega recurso do Detran e mantém suspensão das apreensões de veículos com IPVA vencido

Detran inicia Operação Verão para reduzir acidentes (Foto: Ascom/Detran)
Detran inicia Operação Verão para reduzir acidentes (Foto: Ascom/Detran)

O Detran da Bahia recorreu, mas a Justiça deu ganho de causa à ação civil pública que proíbe a apreensão de veículos com IPVA atrasado em Feira de Santana. A Ação Civil Pública foi apresentada no último dia 6 de junho pelo vereador, de Feira de Santana, João Bililiu (PPS), que também é coautor.

Para João Bililiu, a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia de manter a liminar que suspende as apreensões, é o reconhecimento jurídico de que o governo do estado, através do Detran, estava obrigando de forma coercitiva o cidadão pagar as taxas de arrecadação do Estado, procedimento que o Código de Trânsito Brasileiro classifica como irregular. “A população precisa ser respeitada e a justiça está mais uma vez do lado do cidadão. Parabenizo a decisão do Tribunal de Justiça e reafirmo meu empenho em lutar para que os direitos da população sejam preservados”.Ainda de acordo com o vereador João Bililiu, o governo do estado deveria analisar a situação e proceder a cobrança pelas vias legais e da forma como determina a lei. “Não vejo, por parte do Governo do Estado da Bahia, a intenção de agir como manda o CTB. Ao invés de recorrer junto à justiça, deveria ter mais zelo pela população e realizar as cobranças através dos processos administrativos legais e não exigindo o pagamento das taxas de forma coercitiva, fazendo com que as pessoas recorram, inclusive, a agiotas para não ficarem sem seu automóvel”.

Com a decisão da justiça, o Detran continua impedido de realizar as apreensões de qualquer veículo, apenas no caso de não pagamento do IPVA e licenciamento, mas não impede de notificar e multar os veículos em situação irregular, principalmente, no caso da Lei Seca.

Outras Notícias