Lula pede para deixar prisão ainda hoje para ir a funeral de irmão

D165ED81-DCE6-4972-A312-69E9BB4D89F7

Nesta terça-feira (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu à Justiça para deixar a prisão ainda hoje e comparecer ao velório e ao enterro de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá.

Segundo o pedido feito pela defesa de Lula, o sepultamento de Vavá está marcado para as 13h desta quarta (30) no cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e o velório se inicia ainda hoje. Os advogados do ex-presidente alegam que Lula tem direito a comparecer ao enterro com base na Lei de Execução Penal, cujo artigo 120 prevê que presos podem deixar a cadeia em caso de morte de “cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”.

A defesa do petista também cita o artigo 121 da lei, segundo a qual “a permanência do preso fora do estabelecimento terá a duração necessária à finalidade da saída”. Assim, os advogados pedem que Lula tenha “a oportunidade de participar da integralidade dos ritos post mortem de seu irmão”.

O advogado Manoel Caetano Ferreira Filho disse a jornalistas em Curitiba que ainda não sabe quanto tempo levaria a “logística” para a eventual ida de Lula ao funeral.

“É uma questão da Polícia Federal, eles é que irão prever essa logística toda. Mas, evidentemente, não faz sentido tomar uma decisão que inviabilize depois o seu próprio cumprimento”, declarou.

Outras Notícias